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5 Pontos Críticos de uma empresa de Energia Solar
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5 Pontos Críticos de uma empresa de Energia Solar

Principais Pilares de uma Empresa de Energia Solar

Aumentar as vendas, aumentar os resultados é o objetivo de toda e qualquer empresa. Mas como de fato, chegar lá? Não há fórmula mágica, é uma série de processos, de tarefas que devem se tornar cotidianas para que os resultados apareçam gradativamente.

Reflita:

Sua empresa tem um planejamento sólido? Sua equipe está ciente de onde sua empresa quer chegar?

Você possui um processo de seleção de equipes que busca por profissionais capacitados e que tenham competências alinhadas com o segmento de energia solar e suas particularidades?

Você capacita seus colaboradores? Consegue engaja-los a ponto de ter uma equipe que consegue gerenciar suas atividades? Você dá essa liberdade?

Você tem indicadores de desempenho? Monitora o resultado de sua empresa e colaboradores? Consegue antecipar falhas, erros, problemas que podem estar afetando o seu resultado?

Acompanhe abaixo alguns pontos específicos e reforçar que para aumentar os resultados não basta contratar mais vendedores, e sim, planejar, monitorar e corrigir.

 

Planejamento:

Você possui um bom planejamento? Sua empresa sabe onde quer chegar? Tem Missão, visão e valores bem definidos?

Tudo fica mais fácil para a empresa e para toda sua equipe quando todos sabem onde a empresa quer chegar e quais são os objetivos que ela quer alcançar em um determinado espaço de tempo.

Planeje, defina metas, defina seu público alvo e compartilhe com sua equipe.

Uma equipe engajada, com um planejamento sólido terá melhores resultados a curto e longo prazo.

 

Seleção de Equipe:

Integrador, como funciona o seu processo de seleção de equipe?

Tenha em mente que o segmento de energia solar é algo novo e requer alguns conhecimentos específico.

Então procure por pessoas dispostas a estudar as complexidades do segmento, e profissionais que já estiveram em segmentos que dependem de um processo consultivo para vendas e outras atividades dentro do segmento. Como por exemplo, venda de imóveis, carros, seguros.

Outra sugestão é contratar empresas de RH especializadas em processo de seleção de equipe, a assertividade das contratações seria maior, e reduz o índice e custos com demissões, reduzem as falhas de profissionais não qualificados e obviamente, evita o custo de um novo processo de seleção e contratação.

 

Capacitação:

O segmento de energia solar contém algumas particularidades, tanto técnicas quanto de legislação.

A empresa que quer vender com constância precisa capacitar seus colaboradores e principal seus vendedores, para estar preparado para qualquer situação, seja ela técnica ou de persuasão no momento de uma venda um pouco mais complexa e que precisa de uma destreza comercial maior.

Realizar treinamentos internos e investir em treinamentos, cursos externos para seus colaboradores é uma forma de valorizar, capacitar e engajar.

Obviamente que não basta apenas capacitar, sem monitorar, mas sobre o monitoramento e análise de desempenho falaremos em outro vídeo.

 

Monitoramento:

Essa palavra assusta alguns gestores e empreendedores. Como realizar essa tarefa de forma positiva? Quais indicadores devo prestar mais atenção?

A primeira pergunta é... Você tem noção da estrutura da sua empresa? Tem alguma informação que você, em um primeiro momento, costuma olhar para ter um parâmetro de como sua empresa está financeiramente ou de como está desempenhando em vendas?

Se não, comece pelo básico... Avalie o resultado geral da sua empresa em faturamento e lucratividade (Faturamento sem lucro, não resolve o problema), e o desempenho de sua equipe comercial. Indicadores como ticket médio, taxa de conversão de cada vendedor, são ótimos indicadores para começar a amadurecer a ideia do monitoramento e análise de desempenho de equipes.

Por exemplo, com a informação de Ticket médio por vendedor, você consegue analisar qual é o perfil de cliente que a sua empresa geralmente costuma atender, e o perfil de cliente que cada vendedor costuma atender.

Dessa forma, você consegue distribuir os Leads de forma mais assertiva, cada perfil de cliente para um determinado tipo de vendedor.

Taxa de conversão de vendas por vendedor, você como gestor consegue analisar o quanto seu vendedor consegue converter em vendas o número de oportunidades fornecidas. Uma alta taxa de conversão, geralmente, mostra que o vendedor é assertivo com argumentos, gatilhos, foco, e tem uma boa estratégia. Já uma taxa de conversão baixa, geralmente, o contrário, mas é preciso analisar com cautela, levar em consideração diversos outros fatores. Talvez uma taxa de conversão baixa, mostra que a captação de Leads também não está sendo assertiva, a qualificação dos Leads não está sendo assertiva o suficiente e o comercial precisa percorrer um caminho maior até as vendas. Falha no planejamento de público alvo, pode ser outro problema de uma baixa taxa de conversão.

Agora, se quiser receber mais dicas, e ter uma mentoria 100% completa, exclusiva e gratuita, sobre planejamento, seleção de equipe, capitação de profissionais, e monitoramento de sua equipe, basta acessar o Sistema GDPlace e conferir a Mentoria Integrador 4.0 – Alta Performance em Vendas.

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04 de Outubro de 2021

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